terça-feira, 5 de junho de 2007

Mais de 4,7 milhões de clássicos já foram baixados no Wii

joytech_wii_acc_01.jpg

Usuário do Virtual Console, serviço do Wii que vende jogos clássicos de consoles via download, já baixaram mais de 4,7 milhões de arquivos, o equivalente a mil downloads por hora desde 19 de novembro de 2006, segundo nota oficial da Nintendo.Os cinco títulos mais populares do serviço são:
Super Mario Bros (NES)
Super Mario 64 (N64)
Mario Kart 64 (N64)
Super Mario World (SNES)
Legend of Zelda (NES)"Zelda II - The Adventure of Link", previsto para chegar ao Virtual Console na próxima segunda-feira (4), será o centésimo jogo do serviço."Cerca de 40% dos proprietários do Wii utilizam a internet, o que lhes permite ter mais opção do que nunca para encontrar os tipos de game que eles amam jogar", comentou George Harrison, executivo da Nintendo of America.

joytech_wii_acc_02.jpg




chips do Wii saindo do forno... quentinho, quentinho!


Wii-

Wii é o quinto console de mesa da Nintendo, a sucessora do GameCube (console lançado em Novembro de 2001). O console foi anunciado oficialmente na feira de JogosE3 de 2005 e lançado em 19 de Novembro de 2006 nos Estados Unidos, 2 de Dezembro de 2006 no Japão e em 8 de Dezembro de 2006 na Europa. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de Abril de 2006, era conhecido como Nintendo Revolution.
Sequências de famosas séries da Nintendo como Metroid, Mario e Zelda estão garantidas. Apesar das declarações da empresa de que irá se focar num mercado diferente, o console irá competir com o Xbox 360 da Microsoft.





No dia 27 de abril de 2006, uma quinta-feira, a Nintendo divulgou um novo nome para o console, até então chamado de Nintendo Revolution. A partir daquela data, ele seria conhecido oficialmente como "Nintendo Wii"
A noticia causou muita discussão na internet na ocasião, sendo o assunto principal de vários fóruns e sites de jogos. A mudança chegou à ser mencionada na rede de televisão CNN. À primeira vista, constatou-se uma reação bastante negativa ao nome , desfeita posteriormente. Ainda que alguns fãs da Nintendo fossem contra o novo nome, a grande maioria o apoiou.
De acordo com a Nintendo, o motivo da mudança para o nome Wii é que a palavra é fácil de ser lembrada por todas as pessoas, não importando a língua. Além disso, "we" (nós, em inglês) foi para enfatizar que o console é para todos, inclusive os que não estão habituados a jogar. O facto de ter dois "i"s simboliza mais de uma pessoa, sinalizando um dos pontos fortes do Wii, que é jogar em multiplayer, ou seja, em várias pessoas.

[editar] Especificações técnicas
O processador central da Wii,"PowerPC Broadway ", foi produzido pela IBM,e roda a 729MHz, usando as arquitecturas Gekko e Flipper.
Por seu lado, o processador gráfico,"Hollywood", produzido pela ATI,roda a 243MHz. Este processador permite uma resolução de até 480 pixels em formato Wide.
A Wii usa como midia discos DVD de 12 cm,com 4.7 Gb de capacidade (ou 8.5 Gb,com disco DVD Dual Layer (Duas Camadas).O console pode ter dados (atualizações,jogos salvos...) armazenados em SD cards além de ter também, 512 mb de memória flash e 2 Portas USB. Foi anunciado que a Nintendo lançará no Japão, no ano de 2007, uma versão do Wii que vai ler filmes em DVD , na mesma midía dos jogos, além de novas cores para o console e para os acessórios.

[editar] Processador
O processador do Wii, que é apelidado de "Broadway", e foi desenvolvido em uma parceria entre a Nintendo e a IBM, que foi também a produtora do processador do GameCube, console anterior da Nintendo. Detalhes:
Freqüência: 729 MHz;
Acesso à memória: 243 MHz, 64 bits (velocidade máxima: 1.9 gigabytes/sec);
Cache de instruções L1 de 32-kilobyte;
Cache de dados L1 de 32-kilobyte (pode ser configurada como scratch pad de 16-kilobyte);
Microprocessor superescalar com seis unidades de execução;
Unidade DMA;
Cache L2 Onboard de 256-kilobyte integrado;
Duas unidades de 32 bits de números inteiros;
Uma unidade de ponto flutuante (FPU, com suporte para 32 e 64 bits);
O FPU suporta cálculo de ponto flutuante pareado (FP/PS), e conversões de inteiro para ponto flutuante podem ser feita ao mesmo tempo em que o registro da FPU carrega e armazena, sem perda de perfomance. O Broadway é completamente compatível com instruções para Gekko (CPU do GameCube).

[editar] Placa gráfica
A GPU do Wii é fabricada pela ATI, e tambem é capaz de rodar instruções de Flipper e Splash (Ambos GameCube)
Detalhes:
Frequência: 243 MHz;
Memória principal interna: 3MB eDRAM (operando a 486MHz, velocidade máxima de 3,9GB/s);
Memória de acesso rápido: 64MB;
DSP de áudio;
Porta de entrada e saída;

[editar] Memória
128MB de memoria principal (64MB interno de 1T-SRAM e 64 MB externo de GDDR3 RAM) – GPU com 3MB de memoria de texturas
Pode ser acessada diretamente do Broadway e Hollywood, é capaz de rodar programas diretamente e, ao contrário do GameCube, os dois processadores podem ter acesso direto à essa memória.

[editar] Outras Características
As especificações também dão conta de algumas das peculiaridades do funcionamento do Wii. Confira algumas delas abaixo:
Leitor ótico consegue ler DVDs de uma ou duas camadas, com velocidade de DVDx6. A capacidade máxima é de 8,51GB (parte do disco deve ser reservada para o sistema). Discos do GameCube também são suportados.
Inserir um disco liga o console se o mesmo estiver desligado, assim como apertar o botão EJECT.
Um adaptador USB permite conexão direta a redes com fio para quem não tem um roteador WiFi
Memória interna de armazenamento de 512MB não é removível e elimina a necessidade de cartões de memória
Ao colocar um disco de GameCube, os processadores entram em modo de compatibilidade, ajustando sua velocidade de operação. A memória externa faz o papel da ARAM do console antigo
Kit de desenvolvimento é uma atualização do ambiente do Dolphin SDK, usado no GameCube. Como emprega as mesma bibliotecas, portar um jogo é um processo muito simples
As interfaces inclusas são:
Entrada para cartão SD
Controle sem fio
2 portas USB 2.0
Rede sem fio
4 portas de controle de GameCube
2 portas de cartão de memória de GameCube
Saída AV Multi (analógica)
Entrada no wii remote para o "nunchuk" (direcional analogico) e para o "controle classico" (contole parecido com o de "super nintendo" para jogos do virtual console)
Três modalidades de força: Ligado, Stand-by (WiiConnect24) e Desligado. Para evitar desligamento acidental, botão LIGA/DESLIGA deve ser segurado por um segundo

[editar] Wii remote

Wii Remote, o controle - e principal atração - do Wii
Outrora chamado apenas como "freehand", o Wii Remote (também chamado de Wiimote) é o coração do Wii; reside nele todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle que capta os movimentos que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de "mouse aéreo". Além disso, ele conta com sistema de vibração (rumble) e um pequeno alto-falante que emite sons mais simples e próximos como o bater da espada ou o som de um tiro, que quando acertam seus alvos têm os sons emitidos pela TV, dando a impressão do movimento da bala/flecha no ambiente. Também é possível desligar o videogame à distância, apertando o botão "Power" numa das extremidades do controle, sem precisar ir até o console para o desligar. O controle possui em sua extremidade uma base para que sejam plugados alguns periféricos, entre eles o mais famoso, chamado de "Nunchuk", possui os botões Z e C em formato gatilho, uma alavanca analógica e conta também com sensores de movimento assim como o Wii Remote.
Para que o usuário não tenha que ir até o aparelho para mudar de jogador (player 1, player 2, player 3 ou player 4), existe também a opção de mudá-lo pelo próprio controle. Alguns jogos podem requerer o controle usado horizontalmente, assim como o controle do NES.
Vale lembrar também que o controle do Wii tem notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de videogames. O conceito já abordado, de revolução no modo de se jogar, pode ser um fator decisivo na briga da atual geração.
A Nintendo foi inovadora no aspecto do Wii Remote, mas a idéia descende do SEGA Dreamcast onde em fases protóticas da versão final do Dreamcast, o protótipo Blackbelt utilizaria um sistema de controle remoto. Porém a idéia foi considerada pouco prática e de alto custo, o que levou a SEGA a adiar o projecto. Agora uma geração depois o Wii fez sucesso com as várias capacidades implementadas no controle.
As características do Wii Remote (ou Wiimote),ainda incluem:
Três sistemas de funcionamento: Apontador (função semelhante ao mouse), acelerômetros com três eixos (sensor de movimento), Botão LIGA/DESLIGA, botões, conectividade sem fio, LEDs indicadores, Retroalimentação tátil (Rumble), funciona com duas baterias AA alcalinas, porta de expansão para Nunchuck, controle clássico e outros acessórios no futuro.

Classic Style
Formas de operação: Somente o Wii Remote, Wii Remote com Nunchuk, Wii Remote e um controle clássico(parecido com um gamepad) e um apoio em forma de arma onde pode ser posto o Wii Remote para jogos de tiro.
Botão SYNCHRO no controle permite associar acessório ao console. Comunicação só é possível com consoles autenticados
Motor de rumble pode ser ligado e desligado e conta com múltiplas intensidades
Além do apontador para movimentos sutis, sensores do controle suportam 3,4G de movimento, e nunchaku 2G
Sensor do controle deve ser colocado acima ou abaixo da TV. O apontador mede coordenadas entre os dois lados da barra, que mede cerca de 20cm
Wii tem quatro estados: desconectado, comunicando, estabelecendo conexão e estado de espera de pareamento
Apontador pode medir coordenadas dentro dos limites do retângulo centrado no sensor, de forma a medir também pontos além da tela. Também pode responder a luzes fortes, janelas, lâmpadas fluorescentes, fogueiras, espelhos etc.
Devido ao movimento das mãos do jogador ao operar o controle, um sistema desconsidera pequenas movimentações de forma inteligente

[editar] Retrocompatibilidade
O Wii é totalmente compativel com todos os jogos em Mini DVD de 8 cm do seu antecessor, o Nintendo GameCube, assim como também é possivel usar o joystick (controller) e memory card do GameCube nesses jogos. A compatibilidade também é nativa com os controles sem fio do GameCube (WaveBird) e os DK Bongos (usados nos jogos Donkey Kong 1 e 2)
Há também a retrocompatibilidade através do Virtual Console, que tem seu funcionamento mais aprofundado logo abaixo no tópico WiiChannels>Virtual Console

[editar] Wii channels
Os Wii Channels formam colectivamente o interface do menu da Wii. Eles foram inspirados na televisão, onde o usuario pode "zapear" pelos canais (com os botões + e -). Os vários Channels são indicados graficamente numa grelha, e a sua navegação é feita usando o Wiimote. A tela é possivel de ser modificada, podendo os Channels ser trocados de posição, isto incluí também os jogos da Virtual Console, (para se arrastar e mudar de posição os Channels deve-se pressionar simultaneamente os botões A e B).

[editar] Disc channel
O Disc Channel permite que cada jogador jogue títulos da Wii e da Nintendo GameCube. O Disc Channel indica o nome do título da Wii que está na drive e toca algo semelhante a uma "vinheta", de apresentação do jogo. Se um título de GameCube estiver na drive, é indicado o logo da GameCube enquanto toca o som do "startup" , como no GameCube. Se um DVD, um CD ou um título da Wii ou da GameCube de uma região diferente estiverem na drive ou o disco estiver introduzido de maneira errada, à volta dele será mostrada uma mensagem de erro “incapaz de ler o disco". Este é o único Channel que não pode ser trocado de posição. Está sempre na parte superior à esquerda.

[editar] Mii channel
Através do Mii Channel, cada jogador poderá criar "caricaturas" em 3-D de si próprio, dos familiares, de amigos, etc. Essas "caricaturas" denominadas de Miis poderão depois ser usadas em vários softwares do Wii, como por exemplo no jogo Wii Sports. Estes Miis ficam gravados na memória interna, mas também podem ser gravados no Wiimote (até 8 Miis), podendo então ser levados por exemplo para casa de um colega para jogarem com eles em outro console. Os Miis tambem podem "povoar" outros Miis, através da WiiConnect24.

[editar] Photo channel
Inserindo um cartão SD no console, ou envia fotos (JPEG) ou videos (MJPEG) por e-mail, esses podem ser vistos através do Photo Channel. Um editor de imagem que vem incluido permite os utilizadores alterarem imagens e adicionar efeitos. Mosaicos, Slide Shows, e Puzzles podem também ser criados neste canal. As fotos editadas podem ser guardadas no Wii ( o Wii não grava dados por cima dos já existentes no cartão SD) e enviadas para outras Wiis através das mensagens. De acordo com o manual do sistema, as seguintes extenções de ficheiros são suportadas pelo Photo Channel:
Fotos: .jpeg, .jpg
Filmes: .mov, .avi
Musica: .mp3
Os ficheiros JPEG podem ter um tamanho até 8192x8192. Os videos não devem ter mais que uma resolução de 848x480.

[editar] Wii shop channel
É neste Channel que podes fazer o download de vários conteúdos para o Wii, inclusive os games do Virtual Console. Aqui você pode fazer o download de vários jogos originais de antigas consoles como o NES, o PC Turbo Engine, o MegaDrive, o SNES e o mais recente Nintendo64.

[editar] Wii points
Os jogos do Virtual Console são adquiridos com Wii Points, que podem ser obtidos de duas maneiras: ou comprando-os no Wii Shop Channel com um cartão de crédito internacional ou comprando um cartão pré-pago, encontrado em lojas especializadas.
100 Wii Points custam US$1.00, ou 1€. No Brasil, a venda de cartões pré pagos nao existe oficialmente (só por meio de importadoras).
Tabela de preços (Wii Points) nos EUA (fevereiro/2007):
Jogos de Nes (Nintendo Entertainment System) - 500 Wii Points ;
Jogos de Snes (Super Nintendo Entertainment System) - 800 Wii Points ;
Jogos de Sega Mega Drive (Sega Genesis) - 800 Wii Points ;
Jogos de TurboGrafx 16 - 600 Wii Points ;
Jogos de Nintendo 64 - 1000 Wii Points ;

[editar] Forecast channel
Este Channel permite aceder às previsões de tempo do mundo inteiro, num ambiente globo Terrestre em 3D (semelhante ao Google Earth). Quando ligado à Internet, o Wii atualiza automaticamente várias informações sobre o tempo da área local de cada jogador, bem como em todo o mundo. Você pode usar o Wiimote para fazer rodar o globo e ver relatórios do tempo em cada cidade ou em todo o Mundo.
Nota:Só poderá aceder ao Forecast Channel se tiver seu Wii ligado à Internet.

[editar] News channel
O News Channel é o mais recente Channel do Wii. Através dele podes aceder às mais importantes noticias de todo o mundo. Estas estão organizadas em várias categorias, desde Esportes até Economia. Quando ligado à Internet, o Wii faz o update automático desde Channel, atualizando as notícias.
Nota:Só poderá acessar o News Channel se tiver seu Wii ligado à Internet.

[editar] Internet channel
Depois de ter feito o download do browser Opera a partir do Wii Shop Channel,voce poderá navegar na Internet a partir no conforto do seu sofá. A versão final do Opera já está disponível, e será grátis para todos os que fizeram o download até ao fim de Junho. Após esse período, custará 500 Wii Points
Nota:Só poderá acessar o Internet Channel se tiver seu Wii ligado à Internet.

[editar] Everybody votes channel
Com o Everybody Votes Channel, você pode responder a diversas questões e dar a conhecer a tua opinião em votações Nacionais e Internacionais. Votar é fácil e toda a família o pode fazer, basta escolher a questão que quer responder e selecionar uma de duas respostas possiveis e mais tarde podes voltar para verificar os resultados dessa votação. Podes até prever/apostar que resposta vai ter mais votos e depois ver o quanto as suas previsões diferem das outras pessoas do Mundo.
Nota:Só poderá acessar o Everybody Votes Channel se tiver seu Wii ligado à Internet.

[editar] Preço e data
No dia 9 de setembro de 2006 a Nintendo divulgou o preço do Wii. O console foi lançado nos EUA no dia 19 de novembro de 2006 por 249,99 dólares acompanhando um Wii Remote, um Nunchuck, Wii Sports (Colectânea de Golfe, Baseball, Tênis, Boxe e Boliche) e duas pilhas. No Japão, o console foi lançado no dia 02/12/2006 pelo preço de 25.000 Yens, mas sem nenhum jogo incluído no pacote. Na Europa, foi lançado no dia 08/12 pelo preço de 250 Euros e tal como a versão dos Estados Unidos, com o jogo Wii Sports incluído. [2]
Em Portugal a Wii foi lançada oficialmente pela Concetra no dia 8 de Dezembro. Algumas lojas abriram especialmente ás 00:00h para venderem o console.
Data de Saída e preço de venda por região*
Região
Preço no lançamento
Data delançamento
Acessórios
Preço de Venda
Equivalência ao US Dólar
Wii Remote
Nunchuk
Classic Controller
Estados Unidos
US$249,99[3]
$249,99
19 de Novembro 2006
$39.99
$19.99
$19.99
Canadá
CAD$279.95[4]
$250
$45.99
$24.99
$24.99
México
MXN$4,690[5]
$420 ($355†)
-
-
-
Colômbia
COP$1,100,000
$460 ($395†)
-
-
-
Peru
PENS/.1,499
$464 ($390†)
-
-
-
Japão
JP¥25,000[6]
$215 ($205†)
2 de Dezembro 2006
¥3,800
¥1,800
¥1,800
Austrália
AUD$399.95[7]
$300 ($275†)
7 de Dezembro 2006
$69.95
($79.95 Em conjunto com o Wii Play)
$29.95
$29.95
Nova Zelândia
NZD$499.90[8]
$330 ($295†)
-
-
-
Zona Euro
249‡
$315 ($265†)
8 de Dezembro 2006
€39.99
€19.99
€19.99
Reino Unido
GB£179‡
$340 ($285†)
£29.99
£14.99
£14.99
Brasil
R$2399,00 [9]
$1115,81
R$299,00
R$199,00
R$159,00
* Wii Sports vem incluído com a consola em todo o mundo, excepto no Japão.

[editar] Jogos de lançamento
Title
Produtora
Publicadora(s)
America do Norte
Japão
Europa
Austrália
The Ant Bully
A2M
Midway Games
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Sim
Avatar: The Last Airbender
THQ Studio Australia
THQ
Sim[10]
Desconhecido
Sim
Sim
Barnyard
THQ
THQ
Sim[10]
Desconhecido
Sim
Sim
Blazing Angels: Squadrons of WWII
Ubisoft Romania
Ubisoft
Sim
Não
Não
Sim
Call of Duty 3
Treyarch
Activision
Sim
Não
Sim
Sim
Cars
Rainbow Studios
THQ
Sim[10]
Desconhecido
Sim
Sim
Elebits
Konami
Konami
Sim
Sim
Sim
Sim
Ennichi no Tatsujin (Master of Festivals)
Namco Bandai
Namco Bandai
Não
Sim
Desconhecido
Desconhecido
Excite Truck
Nintendo
Nintendo
Sim
Não
Sim
Sim
Far Cry: Vengeance
Ubisoft
Ubisoft
Sim
Não
Sim
Sim
Fire Emblem:Goddess of Dawn
Inteligent Systems
Nintendo
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Sim
Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers
Square Enix
Nintendo
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Sim
The Grim Adventures of Billy and Mandy
Midway Games
Midway Games
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Sim
GT Pro Series
MTO
Ubisoft
Sim
Desconhecido
Sim
Sim
Happy Feet
Unknown
Midway Games
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Sim
Kororinpa
Hudson Soft
Hudson Soft
Não
Sim
Desconhecido
Desconhecido
The Legend of Zelda: Twilight Princess
Nintendo
Nintendo
Sim
Sim
Sim
Sim
Machi Kuru Domino
Sucess
Sucess
Não
Sim
Não
Desconhecido
Madden NFL 07
EA Canada
EA Sports
Sim
Não
Não
Sim
Marvel: Ultimate Alliance
Raven Software
Activision
Sim
Não
Sim
Sim
Monster 4x4 World Circuit
Ubisoft
Ubisoft
Sim
Sim
Sim
Sim
Necro-Nesia
Spike
Spike
Desconhecido
Sim
Desconhecido
Desconhecido
Need for Speed: Carbon
EA Black Box
Electronic Arts
Sim
Não
Sim
Sim
Open Season
Ubisoft
Ubisoft
Sim
Não
Sim
Sim
Rampage: Total Destruction
Pipeworks Software
Midway Games
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Sim
Rapala Tournament Fishing
Activision
Activision
Sim
Desconhecido
Desconhecido
Desconhecido
Rayman Raving Rabbids
Ubisoft Montpellier
Ubisoft
Sim
Sim
Sim
Sim
Red Steel
Ubisoft Paris
Ubisoft
Sim
Sim
Sim
Sim
Resident Evil:Umbrela Chronicles
Capcom
Capcom
Sim
Sim
Sim
Sim
Super Smash Bros Brawl
Nintendo
Nintendo
Sim
Sim
Sim
Sim
SpongeBob SquarePants: Creature from the Krusty Krab
THQ
THQ
Sim[10]
Desconhecido
Sim
Sim
Super Monkey Ball: Banana Blitz
Sega
Sega
Sim
Sim
Sim
Sim
Super Swing Golf PangYa
Tecmo
Tecmo
Não
Sim
Não
Não
Tamagotchi's Sparkling President
Namco Bandai
Namco Bandai
Não
Sim
Não
Não
Tom Clancy's Splinter Cell: Double Agent
Ubisoft Montreal
Ubisoft
Sim
Não
Não
Sim
Tony Hawk's Downhill Jam
Toys For Bob
Activision
Sim
Não
Sim
Sim
Trauma Center: Second Opinion
Atlus
Atlus
Sim
Sim
Desconhecido
Desconhecido
Wii Play
Nintendo
Nintendo
Desconhecido
Sim
Sim
Sim
Wii Sports
Nintendo
Nintendo
Vem com o Wii
Sim
Vem com o Wii
Vem com o Wii
Wing Island
Hudson Soft
Hudson Soft
Não
Sim
Desconhecido
Desconhecido
World Series of Poker
Activision
Activision
Sim
Não
Desconhecido
Desconhecido

Nenhum comentário: