quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bill Gates e Steve Jobs




















Começou agora a pouco em San Diego o encontro entre Bill Gates e Steve Jobs e o pessoal do Engadget está lá acompanhando tudo. Nós vamos pegar uma carona com eles...
O evento começa com música dos Beatles. Depois um vídeo de 1983 com Fred Gibbons, Mitch Kapor, e Bill Gates, fotos de Jobs e Gates juntos em 1991, encontro via satélite com Gates aparecendo no Jobsnote em 1997.























Os dois entram no palco e se cumprimentam. Começam elogiando personalidades notáveis do ramo como Mitch Kapor.
A primeira pergunta é sobre as contribuições da dupla para indústria:
Steve Jobs: Bill criou a primeira empresa de software. Isto foi monumental.
Bill Gates: Em primeiro lugar gostaria de dizer que não sou o “Fake Steve Jobs”. O que Steve fez foi fenomenal. Uma vez ele disse que nós criávamos produtos que gostaríamos de usar. E ele fez isso com um incrível bom gosto e elegância. A Apple estava literalmente caindo antes da volta de Steve.
Steve Jobs: Nós dois tivemos uma sorte incrível de ter ótimos sócios quando começamos.

Os dois parecem bem confortáveis juntos. Fazem brincadeiras, Gates fala sobre Altairs e Woz e os dois falam sobre Gil Amelio. Gates fala sobre as virtudes do Windows 95 enquanto Jobs olha.
Steve diz que quando a Apple estava com problemas sérios, e o clima era ruim entre as duas corporações ele ligou para Gates e tentou uma aproximação.





















Os dois brincam sobre os anúncios do Mac. Steve diz que o cara do PC é ótimo e que o PC é que faz o anúncio funcionar. Bill Gates diz que ama a Apple por ter criado o mercado de música digital e que espera contribuir com o Zune.
Jobs cita a frase de Alan Kay: aqueles que desejam criar um software ótimo precisam criar um hardware ótimo também. E Gates responde: Eu consigo resistir a isso!
Bill Gates diz que a diferença de mercado entre PC e Mac é como a diferença entre iPod e Zune. Steve Jobs diz que limpou as teias de aranha, não é sobre hoje ou ontem. Vamos inventar o amanhã.
Os dois concordam que a competição e a concorrência são muito saudáveis. Gates acredita que o futuro está no formato “tablet”. Jobs diz que existe uma explosão de gadgets focados em uma ou mais funções (como o iPod) e que o futuro está nesta categoria de produtos.
Perguntado sobre o futuro do celular Bill Gates diz acreditar que as pessoas não vão querer editar os dados em um aparelho pequeno e fala sobre telas flexíveis e enroladas.







Quando perguntado sobre a falta de desenvolvimento e avanços no serviço .Mac, Steve disse que concordava e que iriam fazer valer o tempo perdido em um futuro próximo. (Eu pessoalmente achei ótima essa notícia, pois tenho uma conta .Mac, e acho um serviço muito inferior ao Gmail ou Yahoo Mail).
Sobre as novas companhias e tecnologias que surgem a cada dia, Steve Jobs diz que a Apple como não sabe nada sobre mapas, buscas e outras coisas, procura fazer parcerias com quem entende. Existe uma grande quantidade de novos experimentos e isso vai ter um resultado muito bom.
Gates fala sobre computação 3D e modos naturais (toque, fala, visão) de entrada de dados e de como isso tudo vai mudar o jeito com que interagimos com a tecnologia.
Quando perguntados sobre o relacionamento pessoal entre os dois, Steve disse, em tom de brincadeira, que mantiveram o casamento em segredo por mais de uma década. Bill disse que eles não o que reclamar um do outro. (É claro o respeito entre os dois)
Steve diz que quando começaram ele e Gates eram os mais jovens da sala, agora são os mais velhos. Depois cita um trecho do Beatles: "You and I have memories longer than the road ahead." A platéia aplaude de pé.
Sobre formatos diferentes, Steve disse brincando que ele e Bill concordam que podem ser restringidos a dois formatos! Gates disse que o mercado sabe quando permitir uma diversidade de formatos e quando restringir a um só formato.
Uma enorme onda de aplausos para os trabalhos de caridade de Bill Gates. Steve diz que o objetivo de Gates não é ser o homem mais rico do cemitério. Steve diz que são as duas pessoas mais sortudas do planeta. Fazem o que gostam no lugar certo e no tempo certo.
Os dois concordam que o melhor conselho para quem está começando é amar e ter paixão pelo que faz.



Quando perguntados o que aprenderam ou gostariam de aprender um do outro, Bill disse que gostaria de ter o bom gosto de Jobs que faz as coisas de um modo diferente, e Steve disse que a Apple não era muito boa em fazer parcerias e aprendeu com a Microsoft que é muito boa nisso.
A última pergunta é sobre os próximos 5, 10 anos:Bill Gates: Eu acho que Steve não vai anunciar o seu tele-transporte!Steve Jobs: Eu não sei, e é isso que torna excitante ir para o trabalho todo dia.
Acabou. Os Beatles tocam de novo e o público aplaude de pé!
Fotos e texto (que eu traduzi livremente) via post de Ryan Block do Engadget que, como sempre, fez uma ótima cobertura ao vivo.

Nenhum comentário: